Texturas de mapa de relevo (normalmap)

Minetest possui shaders para dar profundidade mas texturas, e para isso é utilizado uma textura de mapeamento de relevo (o normalmap) para cada textura do jogo, esses arquivos de textura possuem o mesmo nome da sua textura correspondente no entanto são acrescentados por "_normal" no final do nome do arquivo.
Atualmente, minetest possui mecanismos de geração automática de normalmap para texturas com ausência do arquivo de relevo, uma vez que esses arquivos são muito maiores (cerca de 256x256 para blocos comuns), no entanto, em alguns casos pode não ser gerada uma profundidade desejada, e por isso estarei explicando como montar uma textura de normalmap.

Nesse artigo estaremos usando o software de edição de imagens gratuito GIMP.

Também será necessário o plug-in do GIMP para normalmaps (gimp-normalmaps).

Para usuários Linux

Você encontra, tanto o gimp quanto o plug-in no repositório do GIMP designado para a sua distro.
Em GNU linux esses softwares normalmente já são disponíveis no próprio repositório da distro.

Para usuários Windows

Você vai precisar baixar o GIMP em www.gimp.org/downloads e instalar normalmente.
Depois baixe o plug-in de normalmaps em registry.gimp.org/node/69 e siga as instruções do site para instalar.

Criando o arquivo de normalmap

Crie uma textura com o mesmo nome da textura a qual o normalmap vai demarcar o relevo acrescentando "_normal" no final da textura.
Exemplos:
default_wood_normal.png  <-- (normalmap de default_wood.png)
default_apple_normal.png  <-- (normalmap de default_apple.png)
É interessante que esse arquivo seja uma cópia da própria textura para facilitar a demarcação das áreas de relevo para que se encaixem corretamente na textura correspondente.

Redimensionar a textura de normalmap

Redimensione a textura de normalmap para ficar com uma boa resolução de relevo, algo em torno de 256x256 pixels para blocos comuns já é razoavelmente boa. 

Ajustar pontos de claridade

Tenham em mente que, ao aplicar o filtro de normamap, o GIMP vai reconhecer a profundidade baseado na claridade da imagem sendo que as areas mais claras formarão pontos mais altos (saltando da imagem) enquanto que as areas mais escuras formarão pontos mais baixos (afundando na imagem), é importante considerar alguns tratamentos na imagem para que o relevo fique nas areas desejadas.

Aplicar o filtro de normalmap

Vá em Filtros > Mapeamento > Normalmap...
A janela da ferramenta será aberta e você precisa se atentar a alguns parâmetros:

1) Quantidade de pixels nas mudanças de relevo

2) Escala do relevo (quanto maior, mais saltado o relevo fica)
3) Inversão da projeção do relevo em Y para funcionar corretamente em minetest
4) Canal alfa (transparência) utilizado pelo minetest para definir partes fundas do relevo
5) Pré-visualização de 3D
Depois clique em OK para efetivar o mapeamento.
Observe o resultado da aplicação da ferramenta e note que ocada lado da area com relevo possui uma cor especifica (roda a direita, verde em cima, roxo abaixo e etc) e essas cores devem estar sempre dispostas em suas direções, para isso é feito os ajustes de projeção em Y. Independente do software que você esteja usando, mantenha esse padrão dessas cores.

Dicas

Para que o relevo fique mais intenso, pode ser aplicado um pequeno aumento do contraste na imagem.
Evitar transições bruscas de picos e vales do relevo pois podem acabar ficando pouco perceptíveis devido a estreita faixa de pixels que ficam difíceis de visualizar. Um bom equilibro nas transições podem gerar efeitos incríveis.